MENSAGEM DE BOAS VINDAS

Que Dia e Que Horas São

sábado, 10 de abril de 2010

O AUTOR

O teatrólogo e jornalista Paulo Jorge Dumaresq nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 31 de maio de 1964. Com apenas três meses de vida vai morar em Natal, onde reside até os dias de hoje. No ano de 1983 ingressa na UFRN, onde cursa Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, colando grau em 1988.
Depois de algumas experiências no jornalismo, Dumaresq descobre o teatro e daí passa a escrever suas primeiras peças. Com dificuldade de encontrar um diretor que pudesse encenar seus textos, o dramaturgo resolve, por si mesmo, dirigi-los. Para isso, funda a Companhia de Repertório Do Riso ao Pranto. A estréia acontece em outubro de 1993, com o espetáculo Bocas Que Murmuram, merecedor de três montagens. Nesse mesmo ano, Dumaresq dirige ainda um esquete para o Supermercado São José, intitulado O Renascimento. O teatrólogo apresenta-se também no projeto Lança Poesia (FJA/TAM/1995), interpretando poemas da autoria dele.
Após uma parada estratégica, Dumaresq retorna à cena com o espetáculo Os Idos de Março - A Agonia de Júlio César, em abril de 1997. Em 1998, dirige o monólogo Jorges - A Poesia de Jorge Fernandes no Palco. Com esse trabalho obtém dez prêmios nacionais, inclusive o de Melhor Direção no III Festival de Monólogos de Marília. Nesse mesmo ano, também dirige o recital Palavras, palavras, palavras do poeta potiguar Dácio Galvão. No ano 2000, Paulo Jorge Dumaresq remonta Os Idos de Março, em versão monólogo, e ganha mais dois prêmios no IV Festival de Monólogos de Marília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário